fbpx
28/10

Tratamento antirretroviral do HIV: a importância da adesão

O tratamento do HIV é de extrema importância para manter uma vida saudável. Para que isso seja possível é necessário que todas as orientações dos profissionais de saúde que te acompanham sejam seguidas.

Ser portador de uma doença crônica requer tratamento ao longo de toda a vida.

A partir do momento em que se aceita esta condição, geralmente, há uma melhor adesão ao tratamento, e consequentemente uma vida plena e produtiva.

Para auxiliar a adesão hoje temos a disposição das pessoas que vivem com HIV medicamentos seguros e eficazes, além do que os tratamentos de primeira linha são compostos de apenas um ou dois comprimidos ao dia.

Para garantir a qualidade do tratamento, os medicamentos ARV (antirretrovirais) devem ser tomados todos os dias nos mesmos horários, sem interrupções no decorrer da vida.

Deverão também ser realizados exames específicos a cada 6 meses para verificar como está a carga viral, pois é ela que demonstra a eficiência do tratamento.

É importante sempre lembrar que o objetivo do tratamento do HIV é manter a carga viral indetectável, o que significa que não está mais acontecendo a replicação viral e, portanto, a imunidade está sendo preservada e não está acontecendo a transmissão do vírus.

Por este motivo que o tratamento adequado do HIV é também considerado uma forma de prevenção, tanto para a transmissão do vírus para outras pessoas quanto para evitar a AIDS.

Além disso, o Ministério da Saúde (embasado em diversas pesquisas científicas) adotou o conceito INDETECTÁVEL = INTRANSMISSÍVEL (I=I), que valida que pessoas que vivem com HIV que estejam com carga viral indetectável no mínimo há 6 meses e que mantenham a adesão ao tratamento antirretroviral não transmitem o vírus.

Lembramos que este conceito não aconselha às mulheres que vivem com HIV a amamentarem. Mais um fator que ressalta a importância da adesão ao tratamento é a possibilidade de gerar filhos que não tenham o vírus.

Quando a mulher que vive com HIV engravida e mantém seu tratamento adequadamente e sua carga viral indetectável é praticamente nula a possibilidade da infecção do bebê.

Da mesma forma, quando um casal sorodiscordante em que a mulher não tem o vírus e o homem tem, é possível que ela engravide sem pegar o vírus do HIV.

Melhorar a adesão ao tratamento do HIV contribui para a melhoria da qualidade de vida!

Por isso, buscar Informações de qualidade sobre o tratamento com os profissionais de saúde ou em mídias confiáveis, bem como o apoio psicológico e emocional são essenciais para as pessoas que vivem com HIV.

Embora dificuldades possam aparecer no caminho e muitas vezes seja necessário algumas mudanças no estilo de vida é possível viver muito bem sendo portador de HIV.

Procure o SAE ou a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa para mais informações. Se você tem diagnóstico de HIV, faça seu tratamento corretamente.

Se você conhece alguém que tenha diagnóstico de HIV, apoie e incentive o tratamento. Preserve a sua saúde e proteja as pessoas que você ama!

IMPORTANTE

O diagnóstico precoce do HIV aliado ao tratamento adequado constitui uma forma de prevenção para novas transmissões, além de melhorar tanto a expectativa de vida quanto a qualidade de vida do portador de HIV.

Rua Júlio de Castilhos, 930 Centro - Vacaria/RS

Contato

Contato

99199-1439

E-mail

E-mail

sae.saude@vacaria.rs.gov.br

Open chat
Precisando de ajuda?